Assembleia Diocesana 2019 acontece em São Luís de Montes Belos

Escrito por em 11 de novembro de 2019

No último fim de semana (08 a 10/11) aconteceu mais uma Assembleia Diocesana, em São Luís de Montes Belos. Neste ano os trabalhos foram feitos para discussão e aprovação do quarto plano de pastoral da Diocese, que passa a valer do ano de 2020 até 2023.

Na sexta-feira tivemos um momento de oração organizado pelos seminaristas maiores e os encaminhamentos para os outros dias de trabalho. Sábado pela manhã, tivemos a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Carmelo, que destacou a importância de pensarmos bem no Plano de pastoral que seria abraçado. Também durante a Missa de sábado, os seminaristas maiores Laurito Deliberto, Luiz Carlos e Marcus Vinícius fizeram sua profissão de fé, em preparação para a ordenação diaconal, dia 14 de dezembro. O padre Francisco Erivan também foi apresentado oficialmente como incardinado em nossa Diocese de São Luís.

Os trabalhos do sábado consistiram na apresentação das sínteses vindas das paróquias, reunidas e apresentadas pelo padre Nilton José Novato, coordenador diocesano de pastoral. À tarde, foi apresentado o esboço do quarto plano de pastoral, feito pelo padre Dionivaldo. Ambos os momentos foram seguidos por trabalhos de grupo para discussão a aprovação ou não do texto, que foi aprovado pelos participantes.

No domingo, já encerrando a Assembleia, Lúcia Roque, membro do CODIPA (Conselho Diocesano de Pastoral), apresentou o Calendário Diocesano para 2020, que foi discutido em grupos por regiões. Encerramos os trabalhos e celebramos a Santa Missa, na qual o seminarista maior Danilo Alves recebeu o ministério do Leitorato. Também foi apresentada a COMIDI (Comissão Missionária Diocesana) composta pelo padre Fernando Rosa, padre João Netto, padre Wallison Rodrigues e dois leigos que se disponibilizaram. Ao final, foi feito um agradecimento ao bispo diocesano, Dom Carmelo, por todos esses anos de pastoreio, já que ele já apresentou o pedido de renúncia no início deste ano, quando completou 75 anos. Confira as fotos de todos esses momentos.