O deputado federal Rubens Otoni, do Partido dos Trabalhadores (PT), esteve ativo na região Oeste de Goiás nesta segunda-feira, 11 de setembro.
Pela manhã, realizou a primeira reunião com lideranças comunitárias e políticas em Piranhas, com a presença de representantes de Piranhas, Baliza, Doverlândia e Bom Jardim de Goiás. A partir das 14 horas, ocorreu outra reunião na Câmara de Vereadores de Iporá, com a participação de representantes de Iporá, Arenópolis, Amorinópolis, Jaupaci, Palestina Caiaponia e Doverlândia. Notavelmente, nenhum prefeito esteve presente na reunião em Iporá, sendo que Naçoitan Leite justificou sua ausência e foi representado por Duílio Siqueira.
O deputado explicou que desde julho de 2023 adotou essa prática de realizar encontros nos municípios com diversas lideranças. Ele enfatizou que não tem a intenção de fazer propaganda do Governo Federal, mas sim de conscientizar os munícipes sobre a existência de programas diversos que podem ser aproveitados em seus municípios. A reunião em Iporá foi o 21º encontro de uma série planejada de 40 até o final do ano.
Durante a reunião, o deputado destacou a existência do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e explicou que por meio dele os municípios têm a oportunidade de buscar investimentos em diversas áreas, como educação (construção de escolas, creches, quadras esportivas e aquisição de ônibus), saúde (aquisição de equipamentos para hospitais, policlínicas e unidades básicas de saúde), cultura e turismo, todos com recursos disponíveis.
O deputado alertou que é crucial que os gestores públicos se envolvam ativamente e se inscrevam no sistema do governo federal. Salientou que, ao contrário do passado, agora há essa possibilidade, mas nada acontece automaticamente; é necessário que os municípios apresentem suas demandas e busquem ativamente esses recursos.
O propósito dessas reuniões, conforme explicado pelo deputado, é o de informar e envolver a comunidade. Ele iniciou essa atividade em julho, com o primeiro encontro regional, e planeja realizar no mínimo 40 reuniões. Em Iporá, ocorreu o 21º encontro, totalizando 2.180 pessoas ouvidas. A previsão é de ouvir 5 mil pessoas em todo o estado de Goiás.
O deputado enfatizou que seu objetivo não é fazer propaganda, mas sim informar as pessoas sobre as ações do governo federal até o momento.
Indagamos o deputado sobre a contrariedade dos prefeitos com a política do Governo Federal, que segundo os reclamantes, tirou autonomia financeira dos municípios e ainda prejudica as administrações com aumento do salário mínimo e imposição do piso de categorias como da enfermagem. Em sua resposta o deputado Rubens Otoni diz apoiar a manifestação, disse que vai trabalhar para que os anseios sejam atendidos, porém, aponta o deputado, o problema de hoje advém do governo anterior que tirou a cobrança do ICMS dos combustíveis, o deputado disse que esse foi um grande golpe nos municípios. Essa atitude prejudicou os municípios e influenciou de forma negativa no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esse foi o problema, que à época foi aplaudido por alguns prefeitos.