Luta dos trabalhadores do campo é destacada pela RDR

Compartilhe:

17 de abril marcou o Dia Internacional da Luta dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Campo, data que também é conhecida como o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária no Brasil.
A data é uma homenagem às 21 vítimas do Massacre de Eldorado dos Carajás, que foram assassinadas por forças policiais no Sul do Pará em 1996. Desde então, o dia simboliza a luta dos trabalhadores rurais e dos movimentos sociais por justiça, igualdade e dignidade no campo.
No curso do desenvolvimento brasileiro, os trabalhadores e trabalhadoras rurais foram deixados para trás. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 1943, não os incluiu.
Os direitos destes trabalhadores chegaram a “conta gotas”, e resultou da pressão dos movimentos sociais. Apenas em 1988, os(as) trabalhadores(as) foram equiparados formalmente com trabalhadores urbanos.
Mulheres e pessoas negras são as maiores vítimas das consequências da informalidade no trabalho rural.

Na entrevista semanal com o bispo, dom Lindomar Rocha, a RDR abordou assuntos inerentes à realidade dos trabalhadores do campo. A evolução da tecnologia e as motivações do êxodo rural, foram alguns dos temas discutidos. Ouça!

Foto e fonte: Evelyn Freitas/Oxfam Brasil