Os sindicatos rurais da região oeste do estado de Goiás marcaram presença na reunião anual de dirigentes sindicais e na assembleia da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) neste dia 13 de dezembro de 2024. O evento contou com presidentes de sindicatos rurais de todo estado, incluindo Nilton Pereira e Dr. Adailton Araujo Leite, pelo Sindicato Rural de Iporá, Diorama e Israelândia; Alessandro Vilela (Sandrinho), por Piranhas; Vando, por Arenópolis; Vinícius Carvalho, por Caiapônia; e Fernando Machado de Doverlândia.
Durante a reunião, a FAEG apresentou temas de grande relevância para os produtores:
• Regulamentação do trânsito de máquinas agrícolas em rodovias.
• Programa para fortalecer a segurança da mulher no campo.
Segundo Nilton Pereira, essas medidas reforçam o compromisso da FAEG e dos sindicatos em atender às demandas dos produtores rurais, promovendo segurança, desenvolvimento e sustentabilidade para o setor agropecuário de Goiás.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução 1017/24, que regulamenta o trânsito de máquinas agrícolas em rodovias. A medida foi criada com o objetivo de garantir maior segurança para os produtores rurais que necessitam utilizar esse tipo de equipamento no transporte e no trabalho em áreas próximas às estradas.
Com a nova regulamentação, as máquinas agrícolas devem seguir requisitos específicos, como sinalização adequada, limites de velocidade e horários restritos de circulação em determinadas vias. A resolução também estabelece padrões técnicos para os equipamentos, minimizar riscos de acidentes e melhorar a convivência com outros veículos
De acordo com especialistas, a regulamentação é um avanço para o setor agrícola, pois garante direitos e incentiva boas práticas no uso de máquinas pesadas. “Essa medida dá segurança jurídica e operacional aos produtores que dependem dessas máquinas para o dia a dia no campo”, afirmou um representante Nilton Pereira.