Crise no Setor Agropecuário: Sindicato Rural de Iporá, Diorama e Israelândia busca soluções em reunião com Sindicato Rural de Rio Verde

Compartilhe:

A diretoria do Sindicato Rural de Iporá, Diorama e Israelândia, liderada pelo presidente Nilton Pereira, reuniu-se na sexta-feira, 01 de setembro de 2023, com o Sindicato Rural de Rio Verde, em Goiás, presidido por Olávio Teles Fonseca, para debater estratégias diante dos desafios causados pela baixa cotação do preço do gado e da crise na produção agrícola. A reunião, que contou com a participação de representantes de sindicatos do oeste goiano, teve como objetivo encontrar soluções para a crise que afeta todo o setor agropecuário.

Nilton Pereira, presidente do Sindicato Rural de Iporá, Diorama e Israelândia, argumentou que o setor produtivo está se organizando em busca de estratégias para enfrentar os desafios atuais. Em entrevista à nossa reportagem, Pereira destacou que as contas não estão fechando para os produtores, pois os valores recebidos pela arroba de bovinos estão bem abaixo do custo de produção.

Além disso, os plantadores de soja presentes à reunião também manifestaram preocupações, não apenas em relação aos valores de seus produtos, mas também em relação a outros produtos, como o milho. Toda a cadeia produtiva do agronegócio está ameaçada pela atual situação.

Diversas estratégias estão sendo discutidas, como a possibilidade de restringir o abastecimento do mercado e de adiar o abate de animais. Alguns produtores argumentam que, atualmente, quem trabalha para engordar o gado ou plantar lavouras está enfrentando uma queda de mais de 50% em seu poder de compra. Isso tem impactos diretos em todos os setores da economia, e muitas pessoas não percebem a gravidade da situação. O agronegócio, como um todo, é a base de nossa economia, defendem os produtores.