Oficina Itinerante do Crer faz entrega de 235 dispositivos ortopédicos

Compartilhe:

 

 

Ação do Governo de Goiás acontece entre os dias 15 e 19 de maio, com oferta de atendimento especializado por profissionais do Crer

A Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), estará no município de Iporá, entre os dias 15 e 19 de maio, para levar atendimento à população da região. A equipe de profissionais do hospital realizará a entrega de 235 dispositivos ortopédicos aos pacientes que foram previamente avaliados e triados pela equipe em ação anterior na cidade. O atendimento acontece no Serviço de Reabilitação Dr. Júlio da Costa, localizado na Avenida 24 de outubro, N° 231, no setor Central.

Lançada em agosto de 2017, a Oficina Itinerante do Crer já atendeu mais de 5,2 mil pacientes, garantindo a entrega de 10.465 aparelhos ortopédicos em todo o Estado até abril de 2023. Para o supervisor do serviço, Rodrigo Silveira Campos, a Oficina Itinerante possibilita a democratização do acesso aos serviços ortopédicos ofertados pelo centro de reabilitação estadual. “Inicialmente nós vamos até os municípios, avaliamos e triamos os pacientes que a secretaria de saúde local identificou e encaminhou para atendimento, e após 90 dias, retornamos para entrega dos dispositivos ortopédicos”, explica.

Rodrigo destaca que todo o atendimento ofertado à população é gratuito, e custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Um dos principais objetivos da Oficina Itinerante é facilitar o acesso da pessoa com deficiência às próteses e próteses. E durante as ações, sempre que ouço ‘Graças a Deus existem vocês’, ou ‘Se não fosse vocês, eu não iria andar novamente’, me sinto muito feliz. É muito gratificante poder estar há seis anos realizando esses atendimentos na Oficina Itinerante e agradeço a toda a minha equipe pelo empenho em levar um serviço de qualidade, que é ofertado em Goiânia, no Crer, para todo o Estado de Goiás”, disse.

O supervisor explica que os aparelhos são confeccionados na Oficina Ortopédica do Crer, em Goiânia, e que a unidade móvel é estruturada com equipamentos que permitem ajustes e adaptações de órteses, próteses, coletes ortopédicos, palmilhas, calçados para pés neuropáticos, confecção de adaptações, ajustes e alguns consertos em dispositivos ortopédicos já utilizados pela população.