Justiça suspende propaganda eleitoral de Roberto Jefferson Monteiro Francisco, 69 anos, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), ele foi deputado federal por quatro mandatos seguidos (entre 1995 e 2007). O ex-parlamentar foi pivô do escândalo do Mensalão, preso de 2012 até 2019.
No ano passado, a Polícia Federal prendeu Jefferson no Inquérito das Fake News. A ordem partiu do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O candidato é acusado de participação em organizações criminosas “e forte atuação digital, com a nítida finalidade de atentar contra a democracia e o Estado de Direito”.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encaminhou, ontem segunda-feira (29), para conhecimento dos associados da ABERT, cópia de decisão judicial que determinou a suspensão da propaganda eleitoral gratuita do PTB, em rádio e televisão, para o cargo de Presidente da República.
Apesar dos problemas enfrentados na Justiça, e ainda ter uma ação do Ministério Público Eleitoral que pede TSE o indeferimento de sua candidatura à Presidência da República o ex-deputado Roberto Jefferson pretendia disputar a eleição.