Iporá debate saúde mental

Compartilhe:

Aconteceu na sexta-feira, dia 08 de abril em Iporá, salão da Paróquia São Paulo II, a I Conferência Municipal sobre Saúde Mental. O evento que contou com a cobertura da RDR, (rede Diocesana de Rádio), teve como apresentar demandas para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS).
Essa conferencia é uma exigência do ministério da Saúde, conforme Portaria nº 2.135/13, e uma ferramenta de gestão considerada importante para a elaboração do plano nacional de saúde pública.
No final da Conferencia foi elaborado um relatório que será enviado para se somar às demais demandas que estarão num documento que sairá da V Conferencia Nacional de Saúde Mental marcada para os dias 17, 18, 19 e 20 de maio.
Esssa conferencia foi realizada com a participação de diversos profissionais de saúde e autoridades, inclusive acompanhada pelo ministério público estadual, que foi representado pelo promotor Wessel Teles.
O representante do Ministério Público diz considerar importante esse debate como instrumento de planejamento em saúde, que deverá atender as necessidades de saúde da população, disse.
A psicóloga Deise Cleia em entrevista à rede diocesana de rádio mostrou que o adoecimento mental é muito frequente nas pessoas do que imagina o senso comum, ela deixou a entender que muitas vezes as pessoas tem adoecimento mental e no entanto não apresenta transtornos como depressão ansiedade.
A psicóloga explicou que a alteração do sono, o ato de se alimentar, come muito ou comer em menor quantidade, inclusive tem pessoas que como menos como uma alto flagelação. Ela cita também os casos de pessoas muito emotivas.
Ficou claro que existe o transtorno mental, onde os casos são mais graves, esses dados demonstram a importância de tratar a saúde mental.
Por essas e outras que são importantes eventos desta natura nos municípios.

Artigos Relacionados:

Deixe seu Comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *