A Marcha das Margaridas 2019 será nos dias 13 e 14 de agosto, evento lançado em 2000 e que ocorre a cada quatro anos em Brasília, com a participação de todos os estados da Federação, e que neste ano terá como tema: Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência.
Marcha das Margaridas foi criado para fazer a memória ao assassinato da líder sindical Margarida Alves, morta com um tiro no rosto no dia 12 de agosto de 1983, no município de Lagoa Grande Paraíba, região nordeste do país.
A Marcha das Margaridas é tida como a maior ação de mulheres organizada na América Latina, neste ano são esperadas 100 mil participantes, trabalhadoras rurais de todo o país.
Em Goiás a Marcha das Margaridas é coordenada por Thânia Fernandes, disse ela que o evento é organizado de forma coletiva, com a participação de diversos sindicatos de trabalhadores rurais, com o apoio da CPT (Comissão Pastoral da Terra), da FETAEG, Federação dos Trabalhadores em Agricultura de Goiás e pela CONTAG, Confederação dos Trabalhadores na Agricultura.
Segundo ainda Thânia Fernandes, esse movimento não é de um partido político, mas das margaridas e dos margaridos, alguns homens também participam ativamente, de forma pacífica.