Current track

Title

Artist

Secretária de saúde do Município faz alerta, para o combate ao Aedes aegypti durante a seca

Escrito por em 10 de setembro de 2019

 

O período de seca e de calor, exige cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Segundo a secretária da Saúde do Município de Caiapônia  Jeanne D’arc ,alerta que é importante combater o agente transmissor durante todo o ano, seja época de chuva, ou de estiagem.

Neste período não tem o mosquito adulto, mas precisamos combater os criadouros onde os ovos foram colocados para evitar que eles eclodem, e a prevenção é a principal estratégia a ser adotada, para que a população tenha mais segurança. Apesar do reduzido volume de água exposto no ambiente nesse período, ainda assim, o Aedes faz a postura de seus ovos que, mesmo no período da seca, podem durar mais de um ano. Com o retorno das chuvas, o recipiente cheio de ovos acumula água, e  Naturalmente ocorre a infestação do Aedes, Adverte Jeanne D’arc.

Na Luta contra o Aedes devemos Uma vez por semana, lavar com água, sabão e esfregar com escova os pequenos depósitos móveis, como vasilha de água do animal de estimação e vasos de plantas.

Vedar completamente os reservatórios de água (caixas d’água, tambores). Usar uma tampa que cubra totalmente o reservatório e  Descartar o lixo em local adequado, não acumular no quintal ou jogar em praças e terrenos baldios, por último, antes de as chuvas começarem, limpar as calhas, retirando as folhas que se acumularam no inverno.

 

Reportagem: Guinther Rodrigues dos Santos DRT/GO 1654 – Rádio Serra Azul


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist