Romaria Diocesana 2019

Escrito por em 28 de julho de 2019

Está chegando a 16ª edição da Romaria diocesana, em São Luís de Montes Belos. Nesse ano o tema é “Maria, discípula missionária”. O tema foi escolhido pelo momento em que vivemos, da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida pela diocese e também pelo novo impulso que será dado ao projeto da missão continental, havendo também a entrega das cruzes aos missionários.

O início desse momento especial para a diocese foi em 2004 com a primeira edição na cidade de São Luís. Dom Carmelo, bispo diocesano, relata que quando chegou à diocese a romaria já existia, mas era feita indo à Trindade, contudo optou-se por fazer a Romaria até a cidade de São Luís para “alimentar o sentido de pertença à Igreja diocesana e sabermos a nossa fisionomia própria”.

Desde o envio para as missões até a celebração do sacramento da crisma, cada ano teve uma conotação específica, a depender também do ambiente até nacional, por exemplo, no ano eucarístico em que o foco foi o sacramento da Eucaristia. Em todas as oportunidades, o momento foi sinal de comunhão entre as paróquias, já que reúne pessoas de todas as regiões da diocese.

Nesse ano de 2019, a romaria acontece no dia 24 de agosto. A programação é a concentração na Catedral São Luiz Gonzaga, de onde começará a procissão até o campo do Seminário Menor, iniciando a Santa Missa às 18:30h. Vale a pena destacar que haverá a recepção da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que peregrinou desde outubro de 2017 e passou por todas as paróquias da diocese. Na ocasião ela será instalada em um oratório, já construído na Casa São Paulo, como símbolo e lembrança desse momento de graça que foi a visita da Mãe Aparecida em nossa Igreja particular.