O Período da Piracema começou em todo o estado de Goiás, vai de 01 de novembro até o dia 28 de fevereiro do ano que vem, 2020. É o tempo de defeso da pesca que segue sob vigilância total para evitar todo tipo de pesca em rios e lagos. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável (SEMAD) faz um alerta: As forças policiais, os órgãos ambientais estarão nos rios fiscalizando se alguém estará cometendo essa infração.
Está proibida a pesca em competições esportivas, e todos os eventos ligados à pesca, também a pesca amadora, subaquática, ornamental e artesanal em todas as bacias hidrográficas de Goiás conforme determinado na instrução normativa 02/2019 publicada no dia 16 de abril último.
Porque a piracema?
Durante quatro meses no ano são considerados primordiais para a reprodução da fauna aquática, preservação das espécies e manutenção dos estoques pesqueiros.
Quem vive da pesca reclama de ficar parado durante quatro meses, muitos não entendem que a sua atividade depende dessa parada, se continuar a atividade os peixes não irão reproduzir e vai faltar o produto.
Em Goiás o rio Araguaia é o que concentra maior número de pescadores, amadores e profissionais, na região Oeste de Goiás os rios Claro, Caiapó, Bonito e Pilões são os que atraem maior quantidade de pescadores.
Reportagem: Pedro Claudio – DRT/GO 1538 – Rádio Rio Claro
0 comentários