Solenidade de dedicação da Catedral

Escrito por em 15 de agosto de 2019

Na Igreja Católica o templo físico também é muito importante na vivência da fé, não sendo à toa que o chamamos, por vezes, a “casa de Deus”. Para nossa Igreja particular, adquire significativa importância a celebração da dedicação da nossa Catedral São Luiz Gonzaga, a Igreja-mãe de todas as igrejas da Diocese. A celebração é hoje, dia 15 de agosto, comemorando o aniversário da dedicação.

A nossa Igreja Catedral foi construída em 1962 pelo padre Stanislau Van Mellis, que se tornaria depois o primeiro bispo diocesano, e também pelo padre Mathias Tersthappen. Com a criação da prelazia de São Luís de Montes Belos a Igreja foi elevada a Catedral, isto é, a Igreja do bispo, que simboliza a comunhão da Diocese inteira. A dedicação do templo ocorreu em 15 de agosto de 1987, por Dom Washington Cruz, que chegava para ser o segundo bispo a partir daquele ano.

Depois da chegada de Dom Carmelo Scampa à diocese, foi feita uma reforma, sobretudo no presbitério e no dia 06 de dezembro de 2005 um novo altar foi dedicado. O antigo altar e ambão foram doados à paróquia de Adelândia.

A festa da dedicação da nossa Igreja Catedral deve ser o sinal da comunhão de toda a diocese. Dom Carmelo nos chama a atenção para o fato de que “a festa da dedicação da Catedral é uma festa que quer evidenciar o mistério da Igreja particular, das paróquias que se sentem em comunhão com a única santa Igreja de Cristo, com o bispo e a Catedral é o símbolo desta nossa comunhão diocesana”.

Segundo ele, essa celebração do dia 15 “nos leva a, celebrando a dedicação do templo de pedra, nos lembrarmos que somos os templos vivos do Senhor”. O bispo também nos diz que a Igreja Catedral, por ocasião do aniversário de sua dedicação, celebra uma solenidade e as outras Igrejas da Diocese devem celebrar com caráter de festa litúrgica.

O momento, portanto, é de celebrar a comunhão da Diocese inteira por meio da nossa Igreja Catedral. Rezemos pelo nosso bispo, pastor dessa Igreja particular e também para que o momento nos ajude a enfrentar nossos próprios desafios no seguimento do Senhor.