Seminário São Luiz Gonzaga completa 10 anos

Escrito por em 5 de agosto de 2019

Hoje, 05 de agosto, o nosso Seminário Maior diocesano São Luiz Gonzaga completa seus 10 anos de existência. O Seminário Maior da Diocese de São Luís está localizado em Aparecida de Goiânia e acompanha os jovens vocacionados de nossa Igreja particular que já cursaram o ensino médio e se sentem chamados à vocação sacerdotal.

A formação de um padre passa por, no mínimo, oito anos de preparação. Um ano propedêutico – de introdução aos estudos, vida de oração e comunitária – além dos cursos de Filosofia e Teologia, ambos do ensino superior. Atualmente, acompanham nossos seminaristas uma equipe de padres: padre Joaquim Gonçalves de Morais, como reitor, e padres Wallison Rodrigues e Mariosan de Sousa Marques, como formadores. Residem atualmente no Seminário, 18 jovens, sendo 7 no Propedêutico, 4 na Filosofia e 7 na Teologia.

Ao longo desses 10 anos, 18 padres já foram formados pela nossa casa de formação e estão hoje prestando serviços na Diocese. Alguns moraram por um período menor, outros viveram toda sua formação em nosso seminário. Todos os anos, pela data de 04 de agosto, celebra-se a dedicação da Capela do Seminário e o dia do padre e desde a inauguração do Seminário Maior, os padres da diocese de São Luís se reúnem no local para celebrarem a Santa Missa, juntamente com nosso bispo diocesano, Dom Carmelo Scampa.

A história do nosso Seminário Maior tem somente 10 anos, mas é um anseio que surgiu no coração de nosso bispo, em 2008, que juntou esforços, também com o clero, e construiu uma casa de formação própria da diocese. O intuito é o de que os padres formados para esta Igreja particular de São Luís tenham forte em si o espírito de diocesaneidade, isto é, saibam as dificuldades e as qualidades que temos, nosso rosto e estejam inseridos neste contexto, para servir bem a esta porção do povo de Deus.

Que nosso Seminário, confiado à proteção de São Luiz Gonzaga, padroeiro diocesano, seja um local propício para o discernimento vocacional e nossos padres sejam sustentados na missão que Deus lhes confiou. Rezemos sempre pelo nosso bispo, padres e seminaristas, afinal, “a messe é grande, mas os operários são poucos” (Mt. 9, 32).