Queremos ouvir a voz do Pastor!

Escrito por em 3 de março de 2020

“Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!” (Sl 25,4). Esse foi o tema do nosso 1º Encontro Vocacional Diocesano masculino 2020, que aconteceu do dia 28 de fevereiro a primeiro de março, na Casa São Paulo, em São Luís de Montes Belos. Também será o lema de toda a Pastoral Vocacional e Obra das Vocações Eclesiásticas, inspirado no 4º Congresso Vocacional do Brasil que aconteceu em setembro do ano passado. Somos todos vocacionados do Pai, desejosos para que Ele nos mostre seus caminhos!

Neste ano iniciamos nossos encontros com duas grandes novidades que a divina providência nos preparou. A acolhida, animação e primeira pregação da sexta-feira, foram feitas pelo Grupo de Oração Imaculado Coração de Maria, de São Luís de Montes Belos. E ao longo de todo o encontro, estiveram conosco, como Acompanhadores dos vocacionados, os pais do seminarista Rafael, Rodrigo e Angélica, de Anicuns, e a psicóloga Larisse, de Indiara. Somos imensamente gratos pela doação de todos, mas a eles, nosso obrigado mais que especial. Tal parceria tem tudo para ser repetida, especialmente pelos frutos gerados de alegria, entrosamento do grupo e disciplina.

Trabalhamos com os jovens a importância de se perceber vocacionado, chamado pelo Senhor, o amor de Deus por cada um de nós, a liberdade e a responsabilidade que se desdobra diante desse amor e o que é vocação. É importante cada um se perceber vocacionado e empreender um caminho de discernimento gradual. É justamente um caminho assim que iniciamos com 39 jovens, de onze cidades diferentes da nossa Diocese. Rapazes com todo vigor da adolescência e juventude, que foram conduzidos por Deus para estarem conosco nesse final de semana. Por isso bendigamos a Deus!

Sinto que precisamos crescer na consciência de que não estamos promovendo um encontro paroquial de jovens nem um retiro catequético. Trata-se de um encontro vocacional, cujo objetivo é animar e cultivar as vocações masculinas. Vocações estas que já precisam ter sido percebidas nas paróquias. Por isso contamos sempre com a colaboração dos Padres, Religiosos e lideres pastorais para que façam, na medida do possível, mas com todo empenho e amor que a missão exige, o acompanhamento desses rapazes na paróquia. Da nossa parte, vamos iniciar um acompanhamento mais sistemático através do WhatsApp, e-mails e cartas, mas nada substitui o contato pessoal, que só quem está na paróquia pode oferecer. Acreditamos que o Senhor está nos mostrando seus caminhos e nessa fé, depositamos nossa esperança. Somos gratos a todos que colaboraram para a realização de mais esse encontro e pedimos que São Luiz Gonzaga interceda por todos nós!

Diácono Laurito Deliberto – Coordenador da OVE (Obra das Vocações Eclesiásticas)