Iporá Goiás em festa – louvor à Nossa Senhora Auxiliadora, e festa de maio com barracas.

Escrito por em 24 de maio de 2023

Imagem: Foto noite de festa em Iporá

Iporá, cidade localizada em Goiás, está em festa no dia 24 de maio. A Romaria Nossa Senhora Auxiliadora, tradicional evento que ocorre há 77 anos, é celebrada nesta data. Essa festa é organizada pela paróquia mais antiga da cidade e conta com a participação de outras três paróquias: Imaculada Conceição e Paulo VI. O pároco, padre Tarcílio, CP, expressou uma avaliação positiva e afirmou que, mesmo após 30 dias intensos, o cansaço físico não o impede de comemorar e celebrar a fé de um povo que não desiste da peregrinação.

Durante a celebração eucarística, houve a coroação de Nossa Senhora e o anúncio dos novos festeiros. Esse aspecto religioso é uma parte importante da festa.

Além do lado religioso, a Festa de Maio em Iporá também tem um aspecto comercial. Neste ano, a festa teve início em 19 de maio e, de acordo com o decreto municipal, vai durar até o dia 28. Durante esse período, a cidade se enche de barracas e recebe comerciantes de diversas partes do país para atender à demanda regional.

A prefeitura e os moradores da Avenida XV de Novembro, onde ocorre a festa, disponibilizam espaços que normalmente ficam lotados de barracas com produtos de todos os tipos, desde alimentos até roupas, calçados e utensílios domésticos. Como resultado, parte da cidade tem o trânsito impedido durante a permanência dos barraqueiros.

Anualmente, tanto os habitantes de Iporá quanto os moradores das cidades vizinhas aguardam ansiosamente por esse evento, que é bastante visitado ao longo dos dias de duração. A festa de maio representa uma ocasião especial de celebração, devoção religiosa e oportunidade de negócios para a região.