Dom Lindomar Rocha Mota toma posse como quarto bispo diocesano

Escrito por em 20 de maio de 2020

No último sábado, 16 de maio, Dom Lindomar Rocha Mota tomou posse na Diocese de são Luís de Montes Belos como quarto bispo diocesano. A Celebração Eucarística, que aconteceu na Catedral São Luiz Gonzaga, contou com a presença de bispos, o clero diocesano, religiosos e religiosas, seminaristas, prefeito municipal e um representante de cada paróquia da Diocese, devido ao momento de pandemia.

A Solene Celebração começou às 17h, com a acolhida de Dom Lindomar na Catedral diocesana e em seguida, iniciou-se a Santa Missa. Dom Carmelo Scampa, agora bispo emérito da Diocese, foi quem iniciou a Celebração. Após a leitura das Letras Apostólicas, onde o novo bispo é nomeado para a Diocese de São Luís, Dom Lindomar foi empossado. Recebeu os cumprimentos de Dom Carmelo, predecessor imediato; do Pe. Márcio Jean, representando o Clero; da Ir. Dirlene, representando os religiosos; e da Sra. Lúcia Roque, representando os leigos.

Em sua homilia, Dom Lindomar enfatizou a alegria de iniciar o ministério episcopal e acolher a todos em seu coração, uma vez que, na Diocese, quem o acolhe são os que já estão servindo. Ainda, segundo ele, a chegada do novo bispo deve ser uma história de amizade entre bispo e presbitério, uma vez que são unidos pelo vínculo do amor e da amizade. Concluindo, Dom Lindomar exortou que, “somente na coragem de amar é que seremos chamados de discípulos de Jesus Cristo. Se devemos competir por alguma coisa, compitamos para ver quem ama mais. Esta deve ser a única competição existente entre nós. ”

Ao final da Celebração, o prefeito municipal, Major Eldecirio, desejou as boas-vindas ao novo bispo; o Pe. Joaquim, vigário geral, acolheu Dom Lindomar e lhe apresentou um breve “rosto” da Diocese e como esta caminhou nos últimos anos; Dom Waldemar, representando os bispos do regional Centro-Oeste da CNBB, também acolheu o novo bispo no regional. A ata da Posse Canônica foi lida pelo Pe. Paulo Ricardo, chanceler da cúria.

Estiveram presentes alguns bispos, representando o episcopado do regional Centro-Oeste: Dom Carmelo Scampa, bispo emérito de São Luís; Dom Waldemar Passini, bispo de Luziânia e presidente do regional Centro-Oeste da CNBB; Dom Eugene Rixen, bispo de Goiás e Dom José Francisco, bispo de Ipameri.