Diocese realiza XVI Romaria Diocesana

Escrito por em 27 de agosto de 2019

No último sábado (24/08) aconteceu a décima sexta edição da nossa Romaria Diocesana, em São Luís de Montes Belos. O tema deste ano foi “Maria, discípula missionária” e contou com dois momentos muito importantes, foram eles a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida que passou por toda a Diocese ao longo de dois anos e o reenvio dos missionários do projeto “Missão Continental”.

A participação foi muito significativa e segundo estimativa da Polícia Militar que acompanhou o evento, foram aproximadamente três mil pessoas participando da Romaria. O número de participantes demonstra que o projeto, surgido com a chegada de Dom Carmelo à Diocese, foi abraçado e hoje já é parte integrante da nossa vida de fé.

A Romaria também se torna um momento de demonstração da comunhão diocesana. Dom Carmelo salientou em sua homilia que “somos muitos, provenientes das 39 comunidades paroquiais, mas aqui, ao redor do mesmo altar e do mesmo pastor, somos um, abraçando a única missão de Cristo”. A figura de Maria também foi evidenciada em sua fala como “o protótipo de quem faz a vontade do Pai” e nesse sentido foi dito que agora a imagem peregrina que nos acompanhou ao longo de três anos fica no oratório na Casa São Paulo, lembrando-nos desse impulso missionário.

Durante a Celebração da Santa Missa, o seminarista Neilton, da paróquia Jesus Bom Pastor de Indiara, recebeu o ministério do acolitato, dando mais um passo em sua caminhada vocacional. Durante o rito, Dom Carmelo o exortou a além de distribuir a Sagrada Comunhão como ministro instituído, ser também sinal de comunhão e unidade.

Ao final da Santa Missa, o Pe. Nilton José Novato, paróco da Catedral e coordenador diocesano de pastoral, agradeceu a presença de todos que aceitaram a proposta desta Romaria, além de todos aqueles que fizeram todo o momento ser possível, ajudando direta e indiretamente. Por fim, agradeceu também a Dom Carmelo, por todos esses anos de Romaria, uma vez que ele foi o iniciador do projeto, e por promover a unidade diocesana. Lembrou também que Dom Carmelo já apresentou sua renúncia, por limite de idade, reforçando a gratidão de toda a Diocese por esses anos de dedicação desse pastor zeloso.

Rendamos graças a Deus pela boa participação de todos em mais um momento importante para nossa vida de fé a nível diocesano. A todos que estiveram presentes e àqueles que acompanharam pelas nossas redes sociais fica o nosso agradecimento.

Outras fotos: