Diocese participa do curso para reitores de Seminários em Roma

Escrito por em 18 de novembro de 2019

Entre os dias 04 a 16 de novembro, na casa San Juan de Ávila – Roma, aconteceu o curso para reitores e formadores de Seminários de língua portuguesa, promovido pela Congregação para o Clero. Participaram 90 padres, entre formadores e reitores, representando todos os Seminários do Brasil. Acompanhou nossos formadores, Dom José Palau, Bispo Auxiliar de São Paulo. Nossa Diocese foi representada pelo Pe. Joaquim Gonçalves de Morais, reitor do Seminário Maior São Luiz Gonzaga, em Aparecida de Goiânia.

O curso foi ministrado por Cardeais, Bispos e professores renomados escolhidos pela Congregação do Clero e teve por objetivo conduzir e orientar a formação dos futuros presbíteros para Igreja no Brasil, fundamentada nas orientações da Nova Ratio Fundamentalis Sacerdotalis. O programa procurou ser assertivo nas questões mais pertinentes da formação presbiteral, contemplando todas as etapas do processo formativo e suas dimensões, para que os futuros presbíteros discípulos-missionários estejam configurados ao Cristo Bom Pastor.

Segundo o Pe. Joaquim, o curso foi um momento muito produtivo e, os ensinamentos passados pelos palestrantes, confirmam que a caminhada feita pelos nossos Seminários diocesanos está no rumo certo, de acordo com as orientações da Igreja.

Todos nós, enquanto Igreja diocesana, somos chamados a incentivar e cultivar as nossas vocações. Por isso, estejamos sempre em oração, para que o Senhor da Messe continue enviando mais operários!

Outras fotos:

Fonte: OSIB nacional