Diocese lança novo Projeto formativo do Seminário Diocesano

Escrito por em 9 de maio de 2020

A nossa Diocese está lançando o segundo “Projeto Formativo do Seminário diocesano de São Luís de Montes Belos”. Após a Santa Sé editar a nova Ratio Fundamentalis Institutiones Sacerdotalis em 2016 e a CNBB publicar as novas Diretrizes para a formação dos Presbíteros na Igreja do Brasil, nossa Diocese atualiza o projeto até então vigente, elaborado em 2013. Trata-se de “um guia seguro no ideal de padre que sonhamos e a ajuda aos formadores e todos os envolvidos no processo formativo”, conforme afirma Dom Carmelo Scampa na apresentação do documento.

O trabalho de elaboração do projeto formativo foi iniciado ano passado pela equipe formativa dos nossos seminários: Pe. Joaquim Gonçalves de Morais, reitor do Seminário Maior; Pe. Mariosan de Sousa Marques, formador do Seminário Maior e redator principal do texto; Diác. Laurito Deliberto, coordenador da Pastoral Vocacional e Pe. Eduardo Farias, reitor do Seminário Menor.

Agora, com a publicação, o Plano é entregue para a Diocese, uma vez que todos são responsáveis pelo cultivo e acompanhamento das vocações. Dom Carmelo ressalta que foi o comprometimento de todos que garantiu o sucesso do trabalho vocacional desenvolvido nos últimos, o qual já gerou muitos frutos. Segundo ele, “a Igreja zela e acompanha os vocacionados porque tem consciência de que o cultivo das vocações consagradas será sempre o maior presente que nós poderemos garantir ao nosso povo”.