Confira como vai o funcionamento da Fazenda da Esperança na Diocese de São Luís de Montes Belos

Escrito por em 17 de março de 2022

Inaugurada em 2014, como obra concreta da Diocese de São Luís de Montes Belos, com o intuito de contribuir com os dependentes químicos que querem se recuperar, a Fazenda da Esperança, localizada entre os municípios de Firminópolis e Aurilândia, continua acolhendo homens de diversas localidades. O ciclo dura um ano, que vai desde a acolhida até o retorno para a família. O tratamento é todo gratuito, mas cheio de obrigações, tanto para os internos, quanto para as famílias. Doações, trabalhos na própria fazenda, além da produção e venda dos produtos são as formas de pagamento. Para entrar na fazenda para o tratamento é preciso passar por uma triagem.

O primeiro passo é mandar uma carta, escrita de próprio punho pelo jovem que quer se tratar da dependência química. Depois é necessário passar por uma bateria de exames, com avaliação da saúde física, dentária e psicológica. Por fim, uma entrevista.  Aqueles que passam pela fase de acolhida aos poucos se integram no ritmo da fazenda. Com o tempo se tornam, eles mesmos, parte da própria estrutura de tratamento. Viram voluntários que ajudam os outros internos a darem, como eles, os próprios passos. Ao fim dos 12 meses de tratamento podem ser até integrados à estrutura maior que envolve as outras fazendas do Brasil e do Exterior. Na unidade da região existem hoje 15 acolhidos e 03 voluntários.

Confira no áudio abaixo a entrevista que a Neide Lira e o Aparecido Eterno fizeram com o coordenador da Fazenda da Esperança na Diocese de São Luís, Hulderick Ernando (Nando). Inicialmente ele dá um testemunho de sua recuperação: