4° Plano Diocesano de Pastoral entra em vigor no próximo ano

Escrito por em 13 de dezembro de 2019

No próximo ano entra em vigor o novo Plano Diocesano de Pastoral, válido até 2023. O 4° Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de São Luís de Montes Belos foi aprovado durante a última Assembleia Diocesana, realizada em novembro. Está fundamentado em cinco pilares e tem como objetivo geral evangelizar em nosso território diocesano, cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias. Conheça um pouco mais do nosso Plano, que está disponível nas paróquias.

1° PILAR – IGREJA, CASA DA PALAVRA

Ser uma Igreja cuidadosa com o anúncio da Palavra nos leva a transformar o estilo, o jeito de ser comunidade que precisa estar sempre à serviço da Iniciação à Vida Cristã. Nessa perspectiva, a catequese necessariamente cultiva e exercita a escuta atenta da Palavra de Deus e inicia crianças, jovens e adultos no seguimento a Jesus e na comunidade cristã. Dessa forma, a catequese deve conduzir os catequizandos ao encontro com Jesus Cristo, até que sejam verdadeiros seguidores de Jesus.

2° PILAR – IGREJA, CASA DO PÃO

Deus caminha ao nosso lado, mistura-se em nossas casas, em nossas “panelas”, como dizia Santa Tereza D’Ávila. É um Deus que se faz “Pão da Vida”, na mesa da Eucaristia, que é a mesa da comunidade. Essa mesa do “pão da Vida”, memória da Páscoa do Senhor, ao redor do qual a comunidade se nutre e fortalece, gera a vida em comunhão, testemunho do que se celebra.

3° PILAR – IGREJA, CASA DA CARIDADE

Na cidade somos chamados a mostrar que o amor de Deus está no meio de nós como um Pai misericordioso que abraça, acolhe e é boa notícia para os pobres, alívio para os aflitos, consolação para os que estão tristes, liberdade para os cativos e encarcerados. As muitas realidades de pobreza marcadas por injustiças sociais, desigualdades, exclusão e marginalização desafiam-nos a assumir uma postura fraterna e profética, comprometendo-nos com ações que transformem essas realidades à luz da Palavra de Jesus, visando o resgate da dignidade dos mais sofridos.

4° PILAR – IGREJA, CASA DE PORTAS ABERTAS PARA A MISSÃO

Nessa casa de portas abertas em direção às periferias geográficas, sociais e existenciais, defrontamo-nos com a cidade como lugar de anúncio do Evangelho e realização da fé em Cristo, onde encontramos a presença de Deus em meio a inúmeros desafios. O mundo urbano é uma porta aberta para o anúncio do Evangelho. Deus sempre visita a humanidade. Essa missão é intrínseca à fé cristã. Corajosamente, como Igreja em saída, precisamos ir sem medo aos novos lugares de missão.

5° PILAR – IGREJA, CASA DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL

Visto que na Diocese ainda há carência de ministros ordenados, é urgente o trabalho de despertar e intensificar o trabalho pastoral em prol das vocações consagradas. Com o intuito de promover mais essa dimensão, será promovido na Diocese algumas iniciativas, como a implantação da Pastoral Vocacional em todas as paróquias.