Current track

Title

Artist

Taxa de inscrição do Enem deve ser paga até esta quarta-feira (19/6)

Escrito por em 18 de junho de 2024

Entre os dias 27 de maio e 14 de junho, foram registradas 5.055.699 solicitações de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Mais da metade (2.731.757) não vai precisar pagar a taxa de R$ 85 porque teve a solicitação de isenção aprovada. Para os 2.323.942 pagantes, o prazo para pagamento termina na próxima quarta-feira, 19 de junho, respeitando os horários de compensação bancária.

A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de inscrição.
O valor da taxa de inscrição deve ser pago por boleto do Banco do Brasil, que é disponibilizado na Página do Participante após acesso com login único do Gov.br. Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.
Rio Grande do Sul
O número de inscritos ainda pode aumentar porque o governo federal ampliou o período de inscrição para os moradores do Rio Grande do Sul. O prazo para esses participantes se inscreverem vai até a próxima sexta-feira, 21 de junho. No período regular, foram registradas 259.936 inscrições no estado. Esse público também terá a isenção da taxa de inscrição garantida, inclusive nos casos de justificativa de ausência, na edição de 2023, reprovada.

Orientações
O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Agência GOV/Via Inep

Tagged as

Current track

Title

Artist