Golpistas do falso financiamento fizeram vítima em Iporá

Escrito por em 20 de março de 2023

Bandidos continuam fazendo vítimas através da internet em todo o estado de Goiás, em Iporá, hoje 20/03/2023  o senhor Aldo Malaquias Lopes procurou a Rádio Rio Claro para se informar sobre notícias de golpistas.

Ele diz que é uma das vítimas de golpistas, informou que guiado por um anuncio no FACEBOOK acabou encontrando uma suposta empresa de Goiânia que facilitava financiamento de veículos.

O senhor Aldo queria comprar um caminhão para trabalhar, assim ele foi até a capital, e no endereço anunciado, foi atendido, uma pessoa que se apresentou com nome de Michele fez o primeiro contato em nome do grupo, ela mostrou as fotos do veículo pretendido.

A atendente recolheu todas as informações da vítima, e disse que a carta foi aprovada exigindo a entrada de 9 mil reais. A vítima assinou um contrato, acredita-se, que seja fictício, e ele fez a transferência dos valores pedidos confiando que sairiam os recursos, ele iria pegar o caminhão para trabalhar e pagar os financiamentos.

Voltando ao local no dia marcado não encontrou nenhum vestígio da pessoa que o atendeu, uma pessoa que trabalha como vigilante  informou a ele que outras pessoas também estavam procurando esse mesmo grupo, teve gente que teve prejuízo de 30 mil reais. Orientamos o Senhor Aldo a procurar a Polícia o mais rápido possível e denunciar o caso;

No site da Polícia Civil tem notícia de investigação de um grupo criminoso semelhante.

A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) deflagrou no último dia 14 de março a Operação Protectio.

A investigação visa combater a aplicação de “golpes do falso financiamento”, espécie de fraude em ascensão no Estado.

Em síntese, o consumidor vê um anúncio de venda de veículos na internet, entra em contato com a empresa. Após promessas dissimuladas que lhe garantem a aquisição do veículo num curto prazo, o consumidor é convencido ardilosamente a pagar quantias a título de “entrada” do financiamento. Escoado o prazo de obtenção do crédito, sem sucesso ao adquirir o financiamento ludibrioso, o consumidor entra em contato e solicita o rompimento contratual, descobrindo que, em verdade, foi levado a assinar contrato de assessoria/consultoria financeira, sendo-lhe recusada a devolução dos valores entregues.

A ação policial deu cumprimento a sete mandados de busca e apreensão em estabelecimentos empresariais e nas residências dos investigados, em Goiânia. Foram apreendidos aparelhos telefônicos, computadores, livros-caixa, cartilhas de treinamento na aplicação dos crimes, contratos e documentos diversos. Foram catalogadas aproximadamente 20 vítimas, vislumbrando-se ainda a existência de dezenas de vítimas na região metropolitana de Goiânia.

Foi instaurado inquérito policial a fim de apurar o ônus criminal dos envolvidos. Os empresários e envolvidos figuram como investigados pela prática de crimes contra as relações de consumo, estelionato, associação criminosa e conexos. As penas, acumuladas, dada a gravidade das condutas, podem ultrapassar 20 anos de prisão.