Current track

Title

Artist

Cidades do Oeste Goiano Recebem Sinal 5G a Partir de Sexta-feira

Escrito por em 18 de junho de 2024

Foto: Unsplash

A partir de sexta-feira, 21, diversas cidades do oeste goiano estarão aptas a receber a tecnologia de internet 5G. Entre os municípios contemplados estão Iporá, Piranhas e Bom Jardim de Goiás, além de outras cidades vizinhas, conforme anunciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse avanço tecnológico é parte de um projeto maior que abrangerá mais de 168 cidades em vários estados brasileiros.

Goiás será o estado com o maior número de municípios aptos a receber o 5G, totalizando 103 localidades. Além de Iporá, Piranhas e Bom Jardim de Goiás, outras cidades do oeste goiano que se beneficiarão com a nova rede incluem Araguapaz, Arenópolis, Britânia, Diorama, Doverlândia, Moiporá, Montes Claros de Goiás e Montividiu. Este desenvolvimento promete melhorar significativamente a conectividade e promover o desenvolvimento regional.

No entanto, a disponibilidade do sinal 5G não será imediata. A liberação da faixa de 3,5 GHz é apenas o primeiro passo. As operadoras que adquirirem os lotes precisam solicitar à Anatel o licenciamento e a ativação das estações de quinta geração. O processo depende do planejamento e da execução por parte de cada empresa, o que pode variar conforme a infraestrutura e estratégias adotadas.

Com a implementação do 5G, a expectativa é que 4.302 municípios brasileiros, abrangendo 192 milhões de pessoas, estejam aptos a acessar essa tecnologia de ponta. Isso representa 90,2% da população do país, trazendo benefícios como maior velocidade de conexão, baixa latência e a possibilidade de novos serviços e aplicações que poderão transformar diversos setores da economia e do cotidiano das pessoa

Tagged as

Current track

Title

Artist