Current track

Title

Artist

Brasil registra cinco golpes do Pix por minuto; bancos vão aperfeiçoar reembolso por fraude

Escrito por em 17 de junho de 2024

O Pix já se consolidou uma das modalidades de pagamento preferidas dos brasileiros… mas, infelizmente, a modalidade também caiu no gosto dos golpistas.

De acordo com dados do Banco Central, são registrados praticamente cinco golpes do Pix por minuto. Só no ano passado, foram aplicados no país 2,5 milhões de golpes pela plataforma de pagamentos instantâneos.

A autoridade financeira tem trabalhado para aprimorar sistemas e garantir mais segurança à plataforma, e, recentemente, Banco Central e Febraban, a Federação dos Bancos, anunciaram mudanças no Mecanismo Especial de Devolução, o chamado MED.

Esse é um sistema que foi criado para ressarcir os correntistas por valores roubados por meio de fraudes com o Pix.

Desde que foi criado, em 2021, no entanto, e apesar do enorme volume de fraudes registrado, o MED só reembolsou 9% dos valores pedidos em 2023.

E, mesmo entre as pessoas que receberam a devolução, muitas não conseguiram 100% do dinheiro do golpe. Das devoluções aceitas, apenas uma de cada 3 foi realizada na totalidade do valor do golpe.

O aprimoramento do sistema de devoluções deve ocorrer ao longo do segundo semestre deste ano, com implementação prevista para 2025.

Texto: Milena Abreu


Current track

Title

Artist