Bispos do brasil de recente nomeação encontram o Papa Francisco

Escrito por em 9 de setembro de 2022

Uma audiência com o Papa Francisco, nesta quinta-feira, 8 de setembro, marcou a conclusão do curso anual de formação para bispos de recente nomeação, promovido pelo Dicastério para os Bispos. Os prelados foram recebidos pelo pontífice na Sala Clementina, no Vaticano, onde foi promovido um “grande círculo de conversas entre os novos bispos e o Papa”, segundo notícia de Vatican News.

O curso voltado para os novos bispos teve como tema “Anunciar o Evangelho em uma época de mudança e após a pandemia: o serviço dos bispos”.

O curso de formação

Já que, devido às restrições da pandemia de Covid-19, não foi possível organizar o curso nos anos anteriores, um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé informa que em 2022 a formação será realizada em dois turnos: a primeira neste período, de 1 a 8 de setembro; e a segunda de 12 a 19 de setembro, com cerca de 170 bispos, sempre com atividades realizadas na Universidade Pontifícia Regina Apostolorum, em Roma. Nos dois grupos haverá a participação de bispos do Dicastério para as Igrejas Orientais.

Neste primeira etapa, dos 155 bispos de recente nomeação provenientes de todas as partes do mundo, num grande mosaico de idiomas e culturas, o Brasil estava representado por 11 prelados, ordenados entre o fim de 2019 e o ano de 2020. Entre eles, dom Angelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar de São Paulo; e dom Adimir Antônio Mazalli, bispo de Erechim/RS, ambos ordenados no mesmo ano, em 2020, e com quem o Vatican News conversou.

Dom Adimir falou justamente sobre essa fraternidade episcopal, também “muito importante para o ministério e a missão evangelizadora confiada aos bispos”. O próprio curso ofereceu tradução em 6 línguas, confirmando um enriquecimento com a cultura e o jeito de ser de cada um.

A Igreja sinodal no Brasil e no mundo

Segundo dom Angelo, duas temáticas aprofundadas no curso podem reforçar o caminho da Igreja no Brasil: a sinodalidade e as duas prioridades do magistério de Papa Francisco no caminho da Igreja, isto é, a família e a fraternidade universal através da promoção humana integral. “Estes dois temas abordados animam para a ação evangelizadora”, afirmou dom Angelo, e os bispos se tornam “agentes” desse processo com “a escuta e o discernimento, para que todo o povo de Deus caminhe junto, em comunhão na missão”.

Os 11 bispos do Brasil que estiveram reunidos em Roma para o curso anual de formação:

Dom Angelo Ademir Mezzari (auxiliar de São Paulo); dom Adimir Mazzalli (de Erechim/RS);  dom Célio Calixto (auxiliar do Rio de Janeiro); dom Roberto José da Silva (de Janaúba/MG); dom Dilmo Campos (auxiliar de Anápolis/GO); dom Lindomar Rocha Mota (de São Luiz de Montes Belos/GO); dom Giovani Carlos Caldas Barroca (de Uruaçu/GO); dom Jeová Elias Ferreira (de Goiás/GO); dom Hernaldo Farias (de Bonfim/BA); dom Valentim Fagundes de Meneses (de Balsas/MA); dom Jesús María López Mauleón (bispo prelado do Alto Xingú-Tucumã).

FONTE: CNBB